SUPERMAES

Dia 1º de abril, na sessão da Câmara Municipal, o Grupo “Supermães TEA de Tatuí”, representado pela coordenadora Sarah Maria D’Ávila, utilizou a “Tribuna Livre” para falar a respeito da “1ª Semana de Conscientização do Autismo” e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se apresenta em uma em cada 59 crianças. Na mesma data, no período da tarde, este grupo se reuniu no Paço Municipal com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, secretários municipais, integrantes do Conselho da Pessoa Com Deficiência e convidados, para a abertura oficial da “Semana”, que passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município, de acordo com a Lei Municipal nº 5.335/2019, originada a partir de projeto apresentado pelos vereadores Alexandre de Jesus Bossolan (Bossolan da Rádio) e Rodnei Rocha (Nei Loko). A “Semana de Conscientização do Autismo” tem apoio da Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, e do Conservatório “Dr. Carlos de Campos”. Em 2 de abril, “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, foram distribuídos folhetos e cartazes sobre o TEA nas escolas municipais e unidades de saúde. E no sábado, dia 6, na Praça da Matriz, ocorre o encerramento das atividades, com depoimento da neuropsicopedagoga Sarah D’Ávila, apresentação do Coro Infantil do Conservatório e entrega de folhetos informativos para a população. “O autismo é uma condição neurobiológica que acomete o indivíduo em diversas áreas. Nossa maior arma contra o preconceito é a conscientização. E conscientizar é levar as informações à população, para que sejam colocadas em prática as ações necessárias para a melhoria de vida desse indivíduo e de sua família”, disse Sarah.