22 06 Rosana do Supermercado

A vereadora Rosana do Supermercado protocolou, na Câmara Municipal da Estância Turística de Tatuí, um Requerimento no qual pergunta à Secretaria Estadual de Segurança Pública sobre a possível implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) na cidade. Hoje, as perícias médico-legais são realizadas em Itapetininga.

O Requerimento 2056/2026, também assinado pela vereadora Elaine Miranda, foi lido na Sessão Ordinária da última segunda-feira (22) e enviado às Comissões Permanentes da Câmara para análise. Na tribuna, Rosana do Supermercado disse que a construção de uma sede do IML em Tatuí evitaria que “vítimas de violência e demais cidadãos precisem de se deslocar até Itapetininga para exames periciais”.

No Requerimento, a vereadora relatou “frequentes reclamações e dificuldades enfrentadas pelos munícipes que necessitam dos serviços do IML”. “A situação se torna ainda mais delicada nos casos envolvendo vítimas de violência sexual, violência doméstica, agressões e outras ocorrências que exigem a realização de exames periciais. Muitas dessas pessoas encontram-se em estado de extrema fragilidade emocional e física, sendo obrigadas a se deslocar para outro município e, por vezes, enfrentar longos períodos de espera para atendimento”, justificou a parlamentar.

Rosana do Supermercado também descreveu as dificuldades das vítimas de abuso sexual. “Em casos de abuso sexual, por exemplo, a preservação dos vestígios é fundamental para a produção de provas. Há relatos de vítimas que permanecem horas, e até mesmo mais de um dia, sem condições adequadas de higiene pessoal enquanto aguardam a realização dos exames, o que gera ainda mais sofrimento e constrangimento.”

APLAUSOS E RECONHECIMENTO – Ainda na Sessão da última segunda-feira (22), a vereadora Rosana do Supermercado parabenizou os organizadores do “Treinão Solidário” realizado em Tatuí em prol do Abrigo de Animais Resgatando Anjos. Referindo-se à Moção de Aplausos e Congratulações 325/2026, aprovada na Sessão de 15 de junho, a vereadora citou nominalmente os organizadores do evento: João Batista da Fonseca Júnior, Bruno Guilherme da Silva, Marcela Angulo de Souza, Beatriz Garajau Christofori e Laira Leticia Machado.

“É uma belíssima iniciativa que une esporte e solidariedade em benefício de uma causa animal. Eles estão aqui presentes, gostaria que ficassem de pé, e solicito uma salva de palma para eles”, disse Rosana do Supermercado.

Na justificativa da Moção, a vereadora explica que mais do que um evento esportivo, “o Treinão Solidário é uma iniciativa que une atletas, corredores amadores e equipes de corrida em torno de um propósito nobre: promover a saúde, incentivar a prática esportiva e, ao mesmo tempo, arrecadar apoio para uma importante causa social”.