Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 4/2025, de autoria do vereador Alex Mota, durante a 6ª Sessão Extraordinária, realizada na Câmara de Tatuí nesta segunda-feira (14). A iniciativa dispõe sobre o projeto “Rua do Esporte da Capital da Música”, que prevê a interdição temporária de ruas ou avenidas, aos domingos, entre 6h e 15h, para a prática de esportes e lazer pela população.
Também de acordo com a iniciativa, a escolha das vias a serem interditadas será definida pelo Poder Executivo, que levará em consideração a segurança e a acessibilidade dos participantes, o impacto no trânsito local e a viabilidade técnica e logística.
O projeto tem como objetivos incentivar a prática de atividades físicas e esportivas, promover o lazer e a convivência comunitária, estimular a ocupação dos espaços públicos de forma saudável e inclusiva, e fortalecer a identidade cultural de Tatuí como “Capital da Música”, por meio de atividades que poderão incluir apresentações musicais e culturais no período de interdição das vias.
Em sua justificativa, o vereador Alex Mota afirma que a criação do projeto “Rua do Esporte da Capital da Música” é pautada na “necessidade de promover a saúde, o bem-estar e a convivência comunitária entre os cidadãos de Tatuí. A interdição de vias públicas em horários específicos aos domingos visa oferecer um espaço seguro e acessível para a prática de esportes, atividades físicas e recreativas, além de fortalecer o senso de pertencimento e ocupação saudável do espaço público.”
“O fechamento temporário de uma via pública cria um espaço de interação onde pessoas de todas as idades podem se reunir para atividades em grupo, como corridas, caminhadas, jogos e recreações diversas”, explica o autor.
Os vereadores Alex Mota e Renan Cortez foram à tribuna, onde comentaram sobre a proposta. “Ao olhar de algumas pessoas, pode parecer apenas a interdição de uma rua. Mas pretendo trazer outro olhar, pois a maioria de nós teve a oportunidade, enquanto crianças e adolescentes, de brincar nas ruas. Hoje a gente ‘briga’ muito contra o sedentarismo. Crianças apenas nos celulares, televisões, computadores, sem terem a oportunidade de brincar ou fazer atividades físicas”, iniciou Alex Mota.
“A gente sabe que a pessoa mais ativa tem melhor qualidade de vida, menos problemas de saúde, mais imunidade, e no caso das crianças também diminui o risco da obesidade infantil, enfim, são vários benefícios. E a minha proposta é trazer um olhar que vai além da qualidade de vida”, destacou. Alex Mota também relembrou a sua trajetória no esporte, citando que iniciou nas brincadeiras de rua, passou pela descoberta da aptidão ao voleibol, a participação nos Jogos Escolares, e a partir buscou a formação em Educação Física, cursou pós-graduação na área e segue se dedicando ao esporte.
Em seguida, o vereador Renan Cortez, presidente da Câmara, foi à tribuna e parabenizou a iniciativa, afirmando que a pauta apresentada por Alex Mota existia “muito antes dele estar aqui nesta Casa. É um sonho que hoje está prestes a ser realizado e isso é muito digno de quem defende o esporte como um instrumento para transformar vidas.”
O presidente da Câmara ressaltou ser um exemplo de que o esporte pode transformar vidas. “Conheço um Renan antes do esporte e outro após. Foi o esporte que me salvou, me resgatou, assim como está sendo proposto nesse projeto, que me fez amar o próximo como a mim mesmo, que me trouxe espírito de equipe, a importância de saber cumprir as regras e traçar objetivos, sejam individuais ou coletivos. E quando é feita uma proposta que resgata costumes de esporte e lazer, trazendo também segurança, uma rua especificamente para isso, num determinado momento, num determinado bairro, é algo extraordinário”, disse Renan Cortez.
“Chegamos num ponto do mundo em que vivemos, que é preciso sim olhar para trás, não no sentido de regredir, mas resgatar brincadeiras, fomentar nas crianças o coletivo, o contato, pois hoje infelizmente há muitas barreiras até para uma criança abraçar a outra. Este projeto traz os bons costumes, o espírito de equipe, a qualidade de vida para os nossos jovens e crianças. Temos um município esportista, com inúmeras premiações e ações, e mesmo assim o material humano tem ficado escasso devido à competição com a tecnologia”, finalizou Renan Cortez.
Em aparte, os vereadores Vade Manoel, Maurício Couto e Leandro Magrão, parabenizaram e falaram sobre a importância da iniciativa, também relembrando os costumes das brincadeiras infantis nas ruas.
O Projeto de Lei 4/2025 foi aprovado em duas votações e segue para a sanção do prefeito.