Ele também falou a respeito da revitalização do Museu Histórico “Paulo Setúbal”
O vereador Paulinho Motos foi à tribuna na Sessão Ordinária da última segunda-feira (12), onde apresentou resposta sobre a perda do CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária) pela Prefeitura de Tatuí e falou a respeito do projeto de revitalização do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
Ele iniciou respondendo sobre o Requerimento 1750/2025, de autoria conjunta dos vereadores Cintia Yamamoto, Bossolan da Rádio, João Eder, Márcio do Santa Rita e Maurício Couto, onde questionam qual o motivo da perda do CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária) pela Prefeitura de Tatuí, quais impactos isso pode causar ao município, quais transferências voluntárias podem ser prejudicadas devido a essa situação, quais contratos e convênios podem ser afetados por essa perda, se essa perda pode interferir no recebimento de emendas parlamentares federais, se isso pode impactar de forma negativa na aposentadoria dos funcionários públicos, qual é a previsão para a regularização e o que está sendo feito para resolver.
“São muitos Requerimentos para discutir, mas o tempo é curto. Em relação ao CRP, para lembrar os vereadores, em 2017 a [ex-prefeita] Maria José também perdeu o Certificado, mas em seguida recuperou. Sobre a situação que estamos passando agora, já está sendo regularizada e em breve estará tudo normalizado. E lembrando o que o vereador Alex Mota falou: ainda que deixassem de arrecadar, o saldo atual de mais de R$ 623 milhões duraria aproximadamente 15 anos. Então a situação está saudável e a questão do CRP logo vai regularizar”, explicou Paulinho Motos.
Em seguida, comentou sobre o Requerimento 1793/2025, de autoria do vereador Kelvin, referente à realização de uma Audiência Pública com a presença do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, visando esclarecer à população os detalhes e objetivos do projeto sobre a reconfiguração do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
“O vereador Kelvin e outros vereadores fizeram questionamentos sobre o nosso Museu. É algo importante, mas o órgão municipal de Cultura está trabalhando para atualizar, conforme o nosso secretário adjunto Rogério Viana, visando modernizar e valorizar o Museu. Na terça-feira passada o projeto foi apresentado ao Conselho Municipal de Turismo, na quinta-feira ao Conselho Municipal de Políticas Culturais e esta semana o projeto será apresentado ao Conselho Municipal do Patrimônio. O projeto respeita um plano de 2009 e não vai fechar Museu 'coisa nenhuma'. Vai modernizar”, concluiu.
Ao término do tempo de fala do vereador Paulinho Motos, o presidente da Câmara, vereador Renan Cortez, concedeu o uso da palavra “pela ordem” ao vereador Kelvin. Ele respondeu sobre pontos em que foi citado pelo vereador Paulinho Motos na tribuna e reiterou a importância da Audiência Pública. Em seguida, também “pela ordem”, Paulinho Motos respondeu aos apontamentos feitos pelo vereador Kelvin, e disse que nada está sendo feito de maneira escondida.