Renan Cortez

Nascido em Boituva aos 27 de junho de 1990, filho de Ângelo Cortez e Sandra Aparecida dos Santos Cortez. Irmão de Flávia Cortez. Criado em Tatuí, estudou o Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas “João Florêncio”, “Prof. Lienette Avallone Ribeiro” e “Prof. Deócles Vieira de Camargo”.

Formado em Educação Física, concluiu a licenciatura em 2014 e o bacharelado em 2019, ambos pela Faculdade “Karnig Bazarian” (FKB) de Itapetininga. Na área de Pedagogia, concluiu a licenciatura em 2018 pela Faculdade de Educação Paulistana (FAEP). Possui ainda pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, concluída em 2019 pela Faculdade Paraná.

Casado com Daniela Fogaça de Almeida Cortez, com quem tem o filho Lorenzo Cortez e os enteados Maria Gabriela Perez (em memória) e Roberto Venâncio Perez.

Iniciou a vida profissional em Tatuí como ambulante e garçom. Em seguida, atuou como estagiário na área de Esportes na Prefeitura de Tatuí. Posteriormente, foi nomeado diretor estratégico na área da Educação na Prefeitura de Tatuí.
Ingressou na política atuando inicialmente como assessor parlamentar na Câmara de Tatuí. Foi eleito vereador em 2020, para a Legislatura 2021-2024, e atuou como 1º secretário no Biênio 2023/2024.

Nesse período, participou de ações que levaram à equiparação dos salários dos professores de Educação Infantil, PEB I e PEB II; implantação do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer; implantação da UBS Animal; autorização para a construção de 280 casas populares; criação da Orquestra Sinfônica Municipal.

Entre os Projetos de Lei de sua autoria, destacam-se a tramitação prioritária dos processos administrativos que envolvem pessoas portadoras de neoplasia maligna ou pessoas com dependente portador de neoplasia maligna; assistência odontológica preferencial aos pacientes com câncer; obrigatoriedade de senha prioritária para atendimentos aos idosos maiores de 80 anos; Programa Municipal da Pessoa com Câncer; Programa Mulheres de Peito; garantia do documento de identificação às pessoas ostomizadas.

Cumpre atualmente o segundo mandato na Câmara de Tatuí, tendo sido reeleito pelo MDB em 2024 com 1.740 votos, para a Legislatura 2025-2028. Foi eleito presidente da Câmara para o Biênio 2025/2026.