SESSA0106

Na segunda-feira, dia 1º de junho, a Câmara Municipal de Tatuí retomou as sessões ordinárias semanais, de maneira não presencial, através do Sistema de Deliberação Remota (SDR), por videoconferência. Na pauta, foram apresentadas doze indicações, quinze requerimentos e sete moções. O presidente da Casa de Leis, vereador Antonio Marcos de Abreu, convocou sessão extraordinária não remunerada, realizada logo após a sessão semanal, onde foram discutidos e votados sete projetos de lei, cinco de autoria do Poder Executivo e dois do Poder Legislativo. A Câmara aprovou um projeto do Executivo que institui em Tatuí o “Dia Municipal do Turismo”. Esta data deverá constar no calendário oficial do município e ser celebrada anualmente, em 27 de setembro. A propositura recebeu emenda do vereador Eduardo Dade Sallum, que aperfeiçoa o texto, destacando que atividades turísticas devem sempre gerar movimentação econômica, emprego, renda e receitas públicas. Foram aprovados três projetos do Executivo, que dispõem sobre a abertura de créditos adicionais. O primeiro autoriza a abertura de crédito até o valor de R$ 570 mil, para implantação do CIR – Centro Integrado de Reabilitação. Este centro, informa a prefeita Maria José Vieira de Camargo, deverá tornar-se “uma referência na reabilitação de pessoas com deficiência física ou motora no município de Tatuí”. E complementa: “O trabalho será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e serão oferecidos recursos clínicos para adaptação, readaptação e reabilitação. Além de ofertar todos os tratamentos em um único lugar, com profissionais capacitados, o CIR tem o diferencial de priorizar a humanização no atendimento ao munícipe”. O segundo projeto autoriza abertura de crédito no valor de R$ 200 mil, para construção de um muro de encosta na Rua Paulo Alfredo Soares, no Bairro Residencial Alvorada, pois parte do muro de contenção do talude existente ali ruiu e ameaça residências que encontram-se no nível acima. O terceiro projeto de lei autoriza abertura de crédito no valor de R$ 560.617,99 para execução de ações dentro do programa “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”. Por fim, foi aprovado projeto do Executivo, que autoriza a Prefeitura Municipal a doar dois lotes de terrenos situados na Rua Josué Cassemiro, no Bairro do Isolamento, à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), para implantação, no prazo de 24 meses, de projeto habitacional de interesse social, denominado “Tatuí H”. Este projeto consiste na construção de 156 unidades habitacionais. De autoria do Legislativo, foi aprovado um projeto assinado pelo vereador Rodnei Rocha, que garante àqueles que transportam pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em seus automóveis, o direito de usar vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência. Também foi aprovado projeto de autoria do vereador Alexandre de Jesus Bossolan, que denomina de “Cornélio Eleutério” a Rua 8 do Loteamento Residencial “Terras de Tatuí”.