SESSO2906

Na segunda-feira, dia 29 de junho, em sessão da Câmara Municipal realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), por videoconferência, sob a presidência do vereador Antonio Marcos de Abreu, não houve votação de projetos de lei. Os parlamentares debateram indicações, requerimentos e moções contidas na pauta. O vereador Antonio Marcos comentou requerimento de sua autoria, onde pede informações sobre os exames de imagem realizados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta época de pandemia. Ele diz que foi procurado por pacientes que estão na lista de espera da Central de Vagas e questionado sobre esses exames, como ultrassom, ressonância e raio-x. Marquinho elogiou os trabalhos da secretaria no combate à pandemia, mas lembrou que "não podemos nos esquecer das outras patologias”. O parlamentar afirmou que esses exames são de extrema importância para o diagnóstico dos pacientes. O vereador João Éder Alves Miguel destacou três moções de aplausos e congratulações de sua autoria, endereçadas à direção, coordenadoria pedagógica, analistas, professores e um grupo de alunas da escola do Sesi de Tatuí, pelo incentivo à pesquisa e à ciência e o empenho que resultou no projeto estudantil “Sistema Cardiovascular Visual”, veiculado no programa “Inovação”, através do canal de TV “Futura”. O trabalho permite identificar visualmente diferentes órgãos do corpo humano e seu funcionamento. João Éder informa ainda que, recentemente, em virtude da pandemia de Covid-19, as alunas propuseram aprimorar o projeto, para compreender como o novo coronavírus atinge o corpo humano. O parlamentar Alexandre de Jesus Bossolan debateu requerimentos, onde solicita limpeza e manutenção no Ribeirão do Manduca, na região próxima da Vila Esperança. Diz Bossolan, na justificativa, que os moradores reclamam do mau cheiro que adentra as casas, além da presença de animais peçonhentos e surgimento de focos do mosquito transmissor da dengue. O vereador Eduardo Dade Sallum, por sua vez, comentou sua moção de apoio à família e amigos de uma senhora de 72 anos, que morreu na madrugada de 29 de junho, após ter sido “brutalmente agredida”. Ao se pronunciar, Sallum condenou os atos de violência praticados contra as mulheres e os “feminicídios”.